RUMOS DE MINAS
SOBRE O PROJETO
O “Rumos de Minas” é um projeto de identificação, registro e memória de ativos culturais dos municípios mineiros. Realizado pelo Instituto Periférico, engloba 50 cidades peculiares de Minas Gerais, a maioria localizada ao longo da Via Liberdade, rota turística e cultural com 1.179 quilômetros que conecta o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e a capital do país, Brasília, por meio da BR 040. Cerca de 70% da rota está em Minas. A estrada é a artéria principal e dela saem vários caminhos que levam a paisagens, cidades, natureza e patrimônios da humanidade.
Um novo olhar sobre as nossas riquezas naturais, patrimoniais e bens culturais em cidades bem pitorescas que abrigam a nossa gente. A proposta é registrar hábitos e costumes, particularidades geográficas e arquitetônicas, culinária típica, atrativos turísticos e históricos, festas populares, lugares e paisagens de diversas regiões de Minas Gerais.
CONCEITO
Os atrativos visitados englobam os principais aspectos relacionados ao patrimônio presente no nosso estado, podendo ser classificados como Patrimônio Material (arquitetura, natureza e objetos) e Patrimônio Imaterial (artesanato, cozinha, expressões e festas). A busca constante foi por encontrar o que estava para além do comum, dentro dessa classificação.
PRODUTOS
Por meio de vídeos e fotos, o Rumos de Minas apresenta um olhar afetivo sobre a diversidade e potencialidades das cidades visitadas. O conteúdo audiovisual produzido sistematiza diversas informações e saberes de importância para Minas Gerais, para o Brasil e para estudiosos e interessados de todo o mundo, em seus aspectos histórico, patrimonial, cultural e artístico.
ACERVO
O projeto resulta em rico banco de imagens (fotos e vídeos), exposto por meio desta plataforma de conteúdo e redes sociais. Esse material poderá ser cedido sem ônus para entes públicos, escolas municipais e estaduais e colaboradores do projeto para fins promocionais e educacionais.
A disponibilização dos vídeos e das fotos para uso, sem fins lucrativos, em sites e redes sociais das prefeituras, das secretarias de cultura e turismo, dos circuitos turísticos de Minas, em centros culturais do estado e em escolas públicas, permitirá que mais espectadores tenham acesso ao seu conteúdo e reconheçam os bens culturais e naturais das diversas regiões de Minas.
EXPOSIÇÃO
Meses de pesquisa e produção de conteúdo audiovisual resultam em uma exposição fotográfica e videográfica, na qual são apresentados depoimentos, acervos, curiosidades colhidas ao longo do processo e ações de salvaguarda e democratização de acesso à cultura mineira.
A exposição realizada entre os dias 24 de março e 21 de maio de 2023, na Galeria Mari'Stella Tristão, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, é aberta ao público, que pode conhecer mais, por meio de fotos e vídeos, os atrativos presentes ao longo da Via Liberdade, rota turística que se estende por três estados do Brasil, tendo como ponto focal a BR 040.
A equipe
QUEM FAZ O RUMOS DE MINAS
COORDENAÇÃO DE PROJETO E DE PRODUÇÃO
Instituto Periférico (Daniela Savoi, Gabriela Santoro)
DIREÇÃO ARTÍSTICA
Coreto Cultural (Lilian Nunes)
DIREÇÃO GERAL
Espinha de Bacalhau (Bellini Andrade)
COORDENAÇÃO DE MONTAGEM E TÉCNICA
Arquipélago (Chico de Paula)
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Ciclonavegantes (Gil Sotero)
Giovanna Pires
Sirlene Magalhães
APOIO DE PRODUÇÃO
Breno Amaral
Verônica Flores
CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS
Bandeira Branca (Fred Tonucci)
Lira Soluções (Rackel Ferraz)
Lourenço Veloso
MONTAGEM
Alex Queiroz
Joacélio Batista
TRILHA SONORA
Caio Gracco Guimarães
IDENTIDADE VISUAL E COMUNICAÇÃO
Patuá.cc (Dila Puccini)
Sacy Comunicação (Cyro Viegas)
Tatiana Rocha
Vinti Ltda (Chris Vinti)
APOIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
Cristiane Gazzinelli
Ruth Lea Amaral
Taíres Nascimento