top of page
Catálogo
Navegue pelos Rumos de Minas
Conheça peculiaridades da cultura e do turismo de 50 cidades mineiras, localizadas ao longo da BR 040, rodovia que se estende por três estados do Brasil.
EPISÓDIOS SEMANAIS
EP01 . SANTO ANTÔNIO DO LEITE
Santo Antônio do Leite é um lugar que merece ser deliciado, assim como seus doces feitos em tachos de cobre. Além disso, o vilarejo se destaca pela produção artesanal de jóias de prata. Em todo o distrito, é possível encontrar artesãos e artesãs trabalhando nos produtos. Além da prata, há trabalho em cerâmica, artes plásticas e bordado.
EP02 . CONSELHEIRO LAFAIETE
Conselheiro Lafaiete é terra das violas de Queluz, uma das variantes da viola brasileira, produzida na região. De fabricação artesanal, foi inspirada nas “violas toeiras”, de Portugal. Bem imaterial da cidade, a Viola tem origem no período colonial e, apesar de não ser amplamente fabricada atualmente, a sua arte é mantida por fiéis adeptos.
EP03 . ABREUS
Abreus, distrito do município do Alto Rio Doce, tem como principal atividade econômica a produção da cachaça artesanal, que é considerada Patrimônio Cultural de Minas por meio de uma Lei Estadual Nº 16.688/2007. A cachaça é tão importante para a região que é lá onde acontece uma das principais festas focadas nessa bebida no estado.
EP04 . SÃO JOÃO DEL-REI
São João del-Rei faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes e é conhecida como a terra onde os sinos falam, isso porque detém a cultura secular de sineiros que encantam a cidade nos dias de evento. Para quem não sabe, existe uma linguagem dos sinos e toques diferentes para cada ocasião. A linguagem dos sinos é Patrimônio Nacional.
EP05 . PADRE VIEGAS
Padre Viegas tem como tradição a produção artesanal do cuscuz, pelas mãos das cozinheiras da região. Nos pratos, os sabores: tradicional (com bacon, linguiça calabresa e ovo), frango (com frango desfiado) e doce (com banana, açúcar rapadura e canela). Pelo seu reconhecimento, o distrito recebe o mais esperado Festival de Cuscuz do Estado.
EP06 . CIPOTÂNEA
Cipotânea tem como principal atividade econômica e cultural o artesanato de palha de milho. Além de tradicional, o ofício é responsável por sustentar mais de 600 famílias. Devido a sua característica, o produto artesanal requer um contato direto e interativo com aquele que o utiliza e traz consigo o valor cultural e a história de um povo.
EP07 . JUIZ DE FORA
Juiz de Fora é uma cidade cosmopolita. Muita gente não sabe, mas a localidade produz uma famosa cerveja artesanal há décadas: a Hofbauer. Criada em 1984, a cervejaria está localizada no Convento da Igreja Nossa Senhora da Glória e continua produzindo a bebida até hoje sem abrir mão dos equipamentos originais.
EP08 . CORDISBURGO
Cordisburgo é terra especial em Minas, casa de Guimarães Rosa e da Gruta de Maquiné! Lá é possível visitar um museu que leva o nome do escritor, que residiu na cidade em sua juventude. Já a Gruta de Maquiné, descoberta em 1825, é berço da paleontologia brasileira e possui salões com formas arquitetônicas esculpidas pela água durante milênios.
EP09 . ABAETÉ
Em Abaeté, a tradição e a religiosidade estão sempre presentes na Festa da Nossa Senhora do Rosário. Em agosto de 2022, depois de dois anos sem se reunir, as Guardas se juntaram com seus tambores, pandeiros e sanfonas, além do colorido dos fardamentos, tudo em uma só sinfonia para manter vivo esse patrimônio mineiro que é o Congado!
EP10 . SÃO TIAGO
O município de São Tiago tem como forças motrizes o café e o biscoito. As duas iguarias tão tradicionais em Minas estão presentes na vida de quase todos os moradores. E essa realidade tão importante para a economia local é também sinônimo de tradição e cultura, que movimenta o turismo e reforça a importância da cozinha mineira como atrativo.
EP11 . PARAOPEBA
Paraopeba se destaca pela preservação ambiental e pelo ecoturismo, principalmente pela visitação à Floresta Nacional de Paraopeba, localizada na região. Além da questão ambiental, uma manifestação cultural genuinamente brasileira chama atenção no município: a capoeira. A prática desse esporte promove lazer e desenvolvimento para crianças e jovens.
EP12 . CACHOEIRA DO BRUMADO
Dizem em Cachoeira do Brumado que todo mundo sabe trabalhar com pedra sabão ou com as fibras dos tapetes. São os saberes da região, passados de geração para geração. Os artigos feitos em pedra-sabão, madeira, pita e sisal, comercializados dentro e fora da comunidade, são preparados de maneira artesanal e tem um acabamento primoroso.
EP13 . SANTA LUZIA
Em Santa Luzia, na região metropolitana de BH, está localizado o Mosteiro de Macaúbas, construção tricentenária. Lá você vai poder experimentar o autêntico Vinho de Rosas, cuja receita original está guardada com as freiras que vivem no local. Mais que uma bebida, o Vinho de Rosas está ligado à cultura, à história e às tradições de Minas.
EP14 . OURO BRANCO
A cidade mineira de Ouro Branco é conhecida pela Cerâmica Saramenha, que começou a ser produzida no século XIX. Os materiais utilizados eram argila, cobre, chumbo, manganês e forno de cerâmica. Com cores que variavam entre o amarelo-ouro e o avermelhado e decorada com desenhos ingênuos, a cerâmica tem como traço marcante o vitrificado.
EP15 . LIMA DUARTE
Lima Duarte, cidade integrante do Circuito Serras do Ibitipoca, se destaca pelo Queijo Minas Artesanal. A ampla produção da região é importante não só pela geração de emprego e renda, mas também por preservar saberes tradicionais da cozinha mineira e promover o modo de fazer do Queijo Minas, considerado patrimônio cultural brasileiro.
EP16 . CAETÉ
Caeté conta com um patrimônio arquitetônico colonial de encher os olhos, composto por igrejas históricas, construções do século XVIII e belas paisagens. A cidade também se destaca pela tradição da bainha aberta. A técnica diz respeito ao bordado tradicional produzido no local. Um saber que foi transmitido oralmente por gerações de bordadeiras.
EP17 . ANDRELÂNDIA
Andrelândia, cidade do Circuito Turístico Montanhas Mágicas de Minas, conta com um dos principais sítios arqueológicos do estado: o da Serra do Santo Antônio. As pinturas são conhecidas como o mais espetacular conjunto dessa arte no sul do Estado. São mais de 600 figuras dispostas ao longo de cerca de 50 metros de um enorme paredão rochoso.
EP18 . ITABIRITO
A receita do pastel de angu de Itabirito é mineira e vem sendo passada de geração a geração. Essa delícia é feita com um produto muito comum na culinária do nosso estado, o fubá, e pode receber vários recheios. Para se ter uma ideia da importância do quitute para Itabirito, em 2010 ele foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da cidade.
EP19 . PASSAGEM DE MARIANA
Uma emoção para ser vivida em Passagem de Mariana é ouvir as bandas de música São Sebastião e Santa Cecília tocarem pelas ruas da cidade, embalando o cotidiano de moradores e turistas. Centenárias, as bandas são compostas por moradores que se sentem pertencentes dessa tradição que embala o cotidiano dos munícipes e tão importante para a cultura e para a história de Minas Gerais.
EP20 . LOBO LEITE
Congonhas é terra de um patrimônio cultural da humanidade, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais do que isso, Congonhas preserva a tradição do bordado e da bainha aberta portuguesa, produzidos pelas artesãs do distrito de Lobo Leite. Elas transmitem os saberes dessa arte por gerações e mantêm viva a cultura local.
EP21 . MORADA NOVA DE MINAS
A produção da Tilápia está entre os principais meios de renda da população de Morada Nova de Minas. O peixe cultivado no Lago de Três Marias é base para a produção de muitos pratos tradicionais, como o bolinho frito e receitas ensopadas. Além de sustento, a Tilápia tornou-se um produto cultural, de valor afetivo para quem vive ali.
EP22 . POMPÉU
Uma mulher forte que quebrou paradigmas e participou da Independência do Brasil. Essa é Dona Joaquina de Pompéu. Ela viveu no Séc. XVIII e hoje sua trajetória pode ser conhecida no museu homônimo localizado em Pompéu. Outro patrimônio local são os biscoitos de queijo. Eles fazem parte das festas de família e eventos religiosos da comunidade.
EP23 . ITAGUARA
Itaguara, cidade mineira do Circuito Turístico Veredas do Itaguara, é conhecida como “Terra da Rapadura”. Não é para menos. Na região, farta em cana de açúcar, muitas famílias produzem essa iguaria mineira a gerações. A tradição é passada do avô para o pai, que passa para o filho. E tudo é feito com muito amor, como contam os produtores.
EP24 . MORRO DO PILAR
Morro do Pilar está na região da Serra do Cipó e conta com uma tradição bem mineira, a produção do chapéu de palha do Indaiá. São muitas as famílias que tiram o próprio sustento desse ofício, que gera emprego e renda e também preserva uma tradição secular que passa de geração a geração e reforça a identidade da própria comunidade.
EP25 . LAGOA SANTA
Em Lagoa Santa está localizado um importante patrimônio dos mineiros, o Parque do Sumidouro, que preserva o meio ambiente, promove a pesquisa, a conservação, a educação ambiental e o turismo. O principal atrativo do Parque é a Gruta da Lapinha, uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real". Um passeio encantador para quem visita a região.
bottom of page