EP42 . Pará de Minas (2022)
3:32 MIN | PTBR | ACESSÍVEL EM LIBRAS
Que tal uma cidade mineira que tem como patrimônio imaterial registrado o ofício dos biscoiteiros? Pois o nome dela é Pará de Minas, inserida no Circuito dos Bandeirantes. A tradição, que teve início na primeira metade do século XIX, ganhou força no século seguinte e hoje é referência na cidade. Em 2010, o ofício foi registrado como patrimônio em âmbito municipal.
Importante fonte de geração de emprego e renda, os biscoitos antes eram produzidos apenas de maneira informal dentro das casas, para consumo próprio. Mas a tradição ganhou fama e hoje a produção acontece em grande escala, por famílias inteiras, que vendem os produtos no comércio local e na região. Tem biscoitos salgados e doces, de farinha, fubá de canjica, rosquinha de nata e muito mais. Tudo feito para agradar o paladar dos moradores e visitantes.
Reconhecer os ofícios como patrimônio é importante não só para a economia, mas também para preservar a história e a memória de um povo, promovendo a cultura e o sentimento de pertencimento da população local.