EP43 . Paracatu (2022)
3:54 MIN | PTBR | ACESSÍVEL EM LIBRAS
O município de Paracatu conta com uma manifestação cultural única: a Caretagem, que, por meio da dança, celebra as raízes das comunidades quilombolas da região. Não se sabe ao certo o início da tradição, mas sem dúvida ela está presente desde os primórdios da própria história da cidade.
As apresentações acontecem em homenagem a São João, promovem o sentimento de pertencimento da comunidade negra e louvam o santo homenageado. A festa reflete a fusão das culturas de matrizes afrobrasileiras e europeias.
Os caretas, como são chamados, usam máscaras, roupas com tiras coloridas que cobrem todo o corpo, além de chapéus e sinos nas pernas, produzindo um som bem peculiar. Eles se prepararam o ano todo para as apresentações que acontecem em meio a muito respeito e religiosidade, mostrando sete danças e interagindo com o público que acompanha o cortejo pelas ruas da cidade.
Os participantes mais antigos da Caretagem de Paracatu têm trabalhado para envolver as crianças com o grupo, para que a nova geração preserve esse patrimônio tão bonito e importante para o povo.