top of page

EP14 . Ouro Branco  (2022)

3:55 MIN   |   PTBR   |   ACESSÍVEL EM LIBRAS

Em cada cantinho de Minas Gerais encontramos um patrimônio que preserva a história e a tradição do nosso estado. Em Ouro Branco não é diferente. A cidade é conhecida pela Cerâmica Saramenha, tombada em âmbito municipal por sua importância cultural.

Ela começou a ser produzida oficialmente no século XIX, na chácara Saramenha, a 3 km de Ouro Preto. Os materiais utilizados eram argila, cobre, chumbo, manganês e forno de cerâmica. A técnica era bárbara, grosseira, vidrada e muito conhecida entre os viajantes, ganhando respeito mais tarde, graças a estudiosos e colecionadores.

 

Com cores que variavam entre o amarelo-ouro e o avermelhado e decorada com desenhos ingênuos, a cerâmica tem como traço marcante o vitrificado, uma das mais antigas técnicas de queima e vitrificação, a mesma identificada na Mesopotâmia, uma relíquia em museus.

 

Nas últimas décadas, sua produção era encontrada nas cidades de Ouro Preto, Sabará, Santa Luzia, Mariana, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara, mas hoje a produção tem ficado restrita a alguns locais. A produção em Ouro Branco, na Casa do Artesão Mestre Bitinho, formada por cerca de 18 artesãos, é considerada a única unidade restante a desenvolver a técnica. 
 

bottom of page