EP20 . Lobo Leite (2022)
3:56 MIN | PTBR | ACESSÍVEL EM LIBRAS
Congonhas é terra de um patrimônio cultural da humanidade, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais do que isso, Congonhas preserva a tradição do bordado e da bainha aberta portuguesa, produzidos pelas artesãs do distrito de Lobo Leite. Elas transmitem os saberes dessa arte por gerações e mantêm viva a cultura local. Vale destacar o grupo de artesanato Pata da Loba, formado em 2011 por mulheres que trabalham pelo resgate da tradição da bainha aberta por meio da prática pessoal e da oferta de oficinas a quem deseja conhecer a técnica.
Os bordados e a bainha geram emprego e renda para a comunidade e encantam os visitantes que buscam histórias do barroco mineiro e as tradições da região. Além de terem no bordado o sustento por meio da comercialização de seus produtos para Minas Gerais e outros estados do Brasil, as bordadeiras preservam os saberes que tão bem representam a nossa mineiridade.
Lobo Leite, como muitas cidades mineiras, conta com uma estação ferroviária histórica, inaugurada em 1886. A via férrea, que teve diferentes denominações ao longo de sua existência, permanece preservada e ainda em atividade para o transporte de cargas.