EP26 . Brumal (2022)
3:34 MIN | PTBR | ACESSÍVEL EM LIBRAS
Distrito de Santa Bárbara, localizado na região da Serra do Espinhaço, Brumal foi fundado em 1704. Um vilarejo mansinho e aconchegante, que te convida a sentar para ver o tempo passar em meio à cultura, muitas tradições e um patrimônio colonial preservado.
Não dá para pensar no lugar sem as tecelãs, que fazem um trabalho incrível no tear, bordado e crochê, com empoderamento e conhecimento minucioso sobre a história. Uma arte realmente linda, que se configura como uma das principais identidades da região.
A Associação das Tecelãs de Brumal trabalha há anos no resgate de saberes e fazeres das mulheres que atuam no artesanato, ensinando as técnicas para as novas gerações e fortalecendo o sentimento de pertencimento e amor à terra. O bordado, como as outras modalidades de artesanato, é instrumento de registro e divulgação da cultura local. Os fios contam a história e levam Brumal de Minas para o mundo.
A importância histórica, cultural e artística do Núcleo Histórico Urbano do distrito foi parcialmente reconhecida pelo Governo Federal em 1941, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou e registrou no Livro de Belas Artes a Igreja de Santo Amaro como patrimônio nacional. Em 1989, o conjunto arquitetônico de Brumal foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).